Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Quem é Deus ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Quem é Deus ? em Sex Ago 14, 2009 9:53 pm

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=quem+%C3%A9+Deus+%3F&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=

http://www.suaescolha.com/essay/quemDeus.html

Quem é Deus...Ele pode ser conhecido.

Deus, que criou o universo em toda a sua imensidão e detalhes criativos, pode ser conhecido por nós. Ele nos conta sobre si mesmo, mas também nos revela muito mais. Deus nos convida a ter um relacionamento com ele, onde podemos conhecê-lo pessoalmente. Não somente podemos aprender sobre ele, como podemos conhecê-lo, intimamente.

"Não se glorie o homem sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois Eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor. (Jeremias 9:23, 24) NVI
Quem é Deus...Ele é Acessível.

Deus nos convida a conversarmos com ele e deixá-lo saber de tudo o que nos preocupa. Nós não precisamos primeiro consertar as nossas atitudes. Também não precisamos ser educados, teologicamente corretos ou santos. É da própria natureza de Deus ser amável e receptivo quando vamos até Ele.

"O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade". (Salmos 145:18) NVI
Quem é Deus...Ele é Criativo.

Tudo o que nós fazemos é formado por materiais existentes ou construído com coisas que já foram criadas. Deus tem a capacidade de falar e trazer coisas à existência, não somente as galáxias e as formas de vida, mas também soluções para os problemas de hoje. Deus é criativo, por nós. É desejo dele que saibamos disso e confiemos em Seu poder.

"Proclamarão o glorioso esplendor de tua majestade, e meditarei nas maravilhas que fazes." (Salmos 145:5) NVI
"...De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra." (Salmos 121:1,2) NVI
Quem é Deus...Ele é Honesto.

Assim como uma pessoa que compartilha com você seus pensamentos e sentimentos, Deus claramente nos conta sobre ele mesmo, a única diferença que existe, é que ele é sempre honesto. Tudo o que ele conta sobre ele mesmo, ou sobre nós, é uma informação confiável. Mais verdadeiro do que nossos sentimentos, pensamentos e percepções, Deus é completamente preciso e honesto no que diz. Nós podemos confiar completamente em cada promessa que Ele nos faz, Ele cumpre. Nós podemos conhecê-lo com base em sua palavra.

"A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes."
"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." (Salmos 119:130,105) NVI
Quem é Deus...Ele é Capaz.

Você gostaria de estar 100% correto, sobre todas as coisas? Deus pode. Sua sabedoria não tem limites. Ele entende todos os elementos de uma situação, incluindo a história e os eventos futuros relacionados a ela. Nós não precisamos atualizá-lo, aconselhá-lo ou persuadi-lo a fazer a coisa certa. Ele fará, porque ele é capaz e porque seus motivos são puros. Quando confiamos nele, podemos estar certos de que ele nunca cometerá erros, nunca nos deixará enfraquecidos ou nos enganará. Você pode confiar completamente nele. Ele fará o que é certo, em todas as circunstâncias, em todo o tempo.

"Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado..." (Salmos 25:3) NVI

http://www.allaboutgod.com/portuguese/quem-e-deus.htm

Quem é Deus – Quem Ele afirma ser?
Quem é Deus? Ele tem sido descrito como tudo, de uma força impessoal que reina no universo ao Deus pessoal e Criador. Ele tem sido chamado por vários nomes, incluindo: “Zeus”, “Júpiter”, “Brahma”, “Alá”, “Rá”, “Odin”, “Ashur”, “Izanagi”, “Viracocha”, “Aúra-Masda” e o “Grande Espírito” são alguns dos vários nomes. Alguns se referem a Ele como “Mãe Natureza” e outros como “Deus Pai”. Mas quem Ele realmente é? Quem Ele afirma ser?

Quem é Deus – Deus Pai ou Mãe Natureza?
Quem é Deus? O que Ele tem revelado sobre Si mesmo? Para começar, quando Ele se refere a Si mesmo usando termos pertencentes aos pais, Ele sempre se refere a Si mesmo como “Pai”, e nunca como “Mãe”. Ele se chama de “Pai para Israel"1, e em um exemplo em particular, quando Seus “Filhos” estavam sendo desrespeitosos, Ele falou: “O filho honra o pai, e o servo ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está minha honra? E se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo?" 2

Seus profetas reconheceram a Ele como Pai, ao dizerem: "Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos"3, e “Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus?"4 Nem uma vez Deus se refere a Si mesmo como “Mãe“ e nem uma vez Ele foi assim chamado pelos profetas com quem Ele falava. Chamar Deus de “Mãe Natureza” é igual a chamar seu pai terreno de “mãe”.

Quem é Deus – Deus se importa com o quê?
Quem é Deus em relação aos seus atributos morais? O que Deus tem a dizer sobre Si mesmo nessa área? Ele diz que Se alegra com justiça e retidão: "...Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que sou o Senhor, e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado"5. “Porque eu, o SENHOR, amo o juízo, e odeio a iniquidade do roubo…"6

Justiça e retidão são muito importantes para Deus, assim como graça e misericórdia. Por isso, enquanto Deus vai querer que todos prestem contas, cada um por sua própria vida, Ele estende Sua graça para o crente arrependido. Ele promete que: “’Mas se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente viverá; não será morto. De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá. Acaso tenho eu prazer na morte do perverso?’ diz o Senhor Deus; ‘não desejo eu antes que ele se converta dos seus caminhos, e viva? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto convertei-vos e vivei. '"7

Quando fala “morte”, Deus não está se referindo à morte física que provavelmente temos em mente. Particularmente, Deus está se referindo a algo que vai acontecer na eternidade, depois da nossa morte física. As Sagradas Escrituras se referem a esse evento como ”segunda morte"8. A primeira morte nos separa dos nossos corpos e nos tira desse mundo. A segunda morte é diferente. Também é uma separação, mas é uma separação de um grupo de outro: de um lado temos os justos e os perdoados e do outro lado os perversos e os que não se arrependeram. Os dois grupos serão julgados separadamente.

Um grupo vai ser recompensado pelo bem que fez. Suas obras más não serão usadas contra eles, pois são perdoadas por Deus. O outro grupo sera julgado de acordo com o mal que fizeram, e suas boas obras não serão suficientes para que escapem da punição devida. Deus diz: “Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniquidade, morrerá por causa dela; na iniquidade que cometeu morrerá. Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu, e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida. Pois se considera, e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente viverá, não sera morto.... Portanto, convertei-vos e vivei."9 Dessa forma, Deus vai fazer com que justiça prevaleça e que misericórdia seja dada aos humildes e arrependidos.

Deus tem providenciado para aqueles que querem se arrepender e fazer as pazes com Ele uma provisão expiatória dos seus pecados. Ele mandou um “Messias”, um Servo que estava disposto a sofrer e que morreu uma morte vicária para pagar pelos pecados daqueles que iriam se arrepender e confiar nEle. As Sagradas Escrituras dizem: “Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Certamente ele tomou sobre si nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. ... Todavia, so Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der a ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade de SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma, e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso eu lhe darei muitos como a sua parte e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores, contudo levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu."10

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum