Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O dilúvio , e a arca de Noé

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 O dilúvio , e a arca de Noé em Sab Ago 15, 2009 12:31 pm

http://criacionismoevidencias.blogspot.com/2008/10/respondendo-sobre-o-dilvio-e-arca-de-no.html

Ver perfil do usuário

2 Água no centro da Terra em Ter Ago 25, 2009 1:42 pm

Água no centro da Terra

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/agua-centro-terra-493605.shtml

Em Viagem ao Centro da Terra, o clássico de Júlio Verne, um grupo de aventureiros desce por uma fenda na crosta terrestre e encontra um mundo inteiramente novo dentro de um espaço oco existente no centro do planeta. Neste universo subterrâneo há um oceano, diamantes gigantescos e até um sistema misterioso de iluminação. O francês Verne, que morreu em 1905, escreveu sobre viagens no fundo do mar, à Lua e pelos ares muito antes que o submarino, o foguete e o avião fossem inventados. Agora parece que ele também estava certo, pelo menos em parte, sobre a existência de um mar no interior da Terra.

VEJA TAMBÉM

Em Profundidade: Uma cronologia da exploração espacial
Um estudo produzido por oceanógrafos da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos, divulgado na quinta-feira passada, sugere a existência de grandes quantidades de água entre 250 e 650 quilômetros abaixo da crosta terrestre. Não são lagos e cascatas encantadoras como as da ficção-científica de Verne. Mas, de qualquer forma, revela a presença de água em profundidades antes inimagináveis.

O objetivo do estudo foi o de realizar uma análise inédita da condutibilidade elétrica do manto terrestre, em profundidades que chegaram a 1 600 quilômetros. O manto é a camada viscosa, com quase 3 000 quilômetros de espessura, que separa a superfície e o núcleo sólido da Terra. Com o uso de aparelhos desenvolvidos pela Nasa que realizam uma espécie de tomografia do campo magnético, o estudo mediu a condutibilidade em 59 pontos do planeta. A partir das medições, foi desenhado um mapa-múndi da condutibilidade global (veja ao lado). Percebeu-se então que em certas partes do manto a capacidade de conduzir energia é três vezes maior do que em outras áreas. "É provável que haja água no interior das rochas, já que ela é um ótimo condutor de eletricidade", disse a VEJA o americano Adam Schultz, geólogo e um dos autores da pesquisa.

No mapa-múndi criado pelos pesquisadores americanos, as áreas que abrigariam água nas profundezas são justamente as repletas de vulcões e terremotos, como a costa oeste americana, o norte do Oceano Pacífico e o Japão. "Pensávamos que havia perto de um centésimo de água dentro das rochas do manto. Uma condutividade elétrica tão alta, como a que o estudo mostrou, sugere que a quantidade de água possa ser dez vezes maior", diz o geógrafo Marcelo Assumpção, da Universidade de São Paulo. Os pesquisadores não conseguem determinar o tamanho das porções de água ou a forma que elas teriam. A 500 quilômetros de profundidade a pressão (que pode ser 1,5 milhão de vezes maior que a do nível do mar) e a alta temperatura (2.000 graus) impediriam a existência de água em sua forma líquida.

A presença de água é a explicação mais fascinante para a alta condutibilidade dessas regiões, mas não é a única possível. O manto terrestre é uma mistura heterogênea de rochas pastosas, formada por dezenas de minerais diferentes. Em áreas com maior presença de carbono, a condutibilidade elétrica é tão alta quando em rochas úmidas. Como Julio Verne mostrou há quase 150 anos, o centro da Terra é repleto de mistérios.

Ver perfil do usuário

3 Em busca da arca de Noé (Vídeo) em Sex Dez 03, 2010 9:42 am

http://downloads-evangelico.blogspot.com/search/label/Document%C3%A1rio

+++

Ver perfil do usuário http://www.CRISTOilegal.lusoforum.net

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum