Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O camarão pistola e sua arma sônica super poderosa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

http://elshamah.heavenforum.org/t1728-the-snappy-shrimp

O camarão pistola não anda armado por aí, como o nome pode sugerir – ele nem precisa disso. Apesar de terem apenas de 3 a 5 cm de comprimento, quando necessário, eles fecham suas garras de maneira a produzir uma bolha que atordoa ou até mata sua presa. O barulho da bolha é tão alto (218 decibéis, bem mais que os 160 necessários para romper o tímpano humano) que foi ela a responsável pelo nome do crustáceo. As garras, se arrancadas, são substituídas pela garra menor, que cresce. Enquanto isso, a garra arrancada cresce de novo, mas, desta vez, como a garra menor.

A bolha tem ainda mais características fantásticas: quanto ela estoura, a pressão e a temperatura do vapor dentro dela aumentam, fazendo com que o gás dentro dela se dissipe rapidamente, produzindo o estampido e uma luz visível chamada “sonoluminescência”. É uma reação tão intensa que a temperatura dos vapores chega a 4.700 ºC – como comparação, a superfície do Sol é de 5.500 ºC.


Existe um pequeno camarão conhecido como o camarão que atira como uma pistola, está em uma das criaturas que faz um dos sons, um estalo como um tiro, mais alto no mundo.

Esta pequena espécie de camarão (Alfeu heterochaelis), pertencente à família Alpheidae cresce a apenas 1-2 polegadas (3-5 cms) de comprimento, mas não deixe  seu tamanho enganá-lo. A pequena criatura  é capaz de produzir um som mais alto do que um motor a jato!

Estes crustáceos são muitas vezes uma cor verde-sujo. Eles rondam as águas rasas de mares tropicais, como o Mediterrâneo. Eles podem ser identificados facilmente, uma vez que ostentam uma garra normal e uma visivelmente maior com que atiram. Sua garra desproporcionalmente grande pode ser de até metade do seu  corpo, e faz com que pareça que está usando uma luva de boxe super dimensionada.




A pequena criatura do tamanho de um dedo é capaz de produzir um som mais alto do que um motor a jato !
O camarão pode ser canhoto ou destro e tem como característica a garra especial em cada braço do corpo, mas ao contrário de garras de camarão regulares e outros crustáceos , ele não tem pinças no final do mesmo. Em vez disso, a garra é projetada um pouco como uma pistola com duas partes: uma parte é o " martelo " , que se move para trás em uma posição em ângulo reto , ea outra metade da garra está em uma posição fechada fixa. Quando ele libera o martelo parte da garra  se encaixa perfeitamente na posição e faz o seu êmbolo se movimentare em forma de dente em um nicho na outra metade da garra .

Acreditava se no passado que o som era gerado quando as duas superfícies de garra batem uma na outra. Mas a pesquisa mostrou é que isto não é o caso . A ação  da garra atira na verdade um jato de água com uma velocidade de até  100km/hr. que gera uma pressão baixa, uma bolha estoura e faz  um estalo alto. Este fenómeno pode ser explicado pelo princípio de Bernoulli , que declara que para o fluxo viscoso, para aumentar a  velocidade , a velocidade do fluido ocorre simultaneamente com a diminuição da pressão ou de uma diminuição da energia potencial do fluido . Em termos simples , quando um líquido se move acima de uma certa velocidade, a pressão dentro do líquido diminui. Quando esta pressão cai , ele permite que pequenas bolhas de ar na síntese de fluidos que se movem rapidamente se expandem e se a pressão aumenta para cima, as bolhas implodem.

A pressão das bolhas assim produz algo conhecido como sonoluminescência, que é causado o colapso da bolha de cavitação A temperatura atinge mais de 4700 graus Celsius ou 5000 graus Kelvin. Que é quase tão quente como a superfície do sol, estimada em cerca de 5800 Kelvin (5500 ° C)! Então a sonoluminescência Produz um curto flash, de luz intenso, não mais duradouro do que 10 nano segundos e tão curto quanto 300 picossegundos (A picosecond é um trilionésimo de segundo, uma escala de tempo para além da capacidade de medição da sua carreira, ferramentas) e que não podem  ser visto a olho nu.

Todo o processo, desde a rotura da garra ao estouro da bolha e o som alto é quase instantâneo e ocorre dentro de 300 microssegundos. Os pesquisadores só foram capazes de estudar as habilidades desta fascinante criatura através de câmeras ultra-alta velocidade de 40.000 quadros por segundo.

O camarão pistola provou ser forte concorrênte para os animais maiores, como o cachalote (230 + decibéis) e Beluga para o título de 'animal que emite os sons mais altos no mar'. O estalo de sua garra libera um som que pode chegar a 218 decibéis, mais alto do que um tiro. Esta espécie, por vezes, vive em colônias para que pode chegar a mais de 300 membros. Mergulhadores testemunharam a cacofonia incessante que uma colônia desses camarões produz; Seu som alto crepitante  tem sido descrito como se uma centena de pessoas estão rachando suas juntas de uma vez, ou escaldante como de gordura em uma panela ou como 100 pessoas estourando plástico de bolhas de uma vez!

A garra do camarão pistola é uma construção extremamente especializada que precisa  de um design de precisão para funcionar. Das milhões de mutações aleatórias que poderiam eventualmente também ocorrer que mudariam a forma de uma garra (a colisão, o recuo ou protrusão de algum tipo?) haveria umas poucas mutações que estariam sido 'na direção certa' para tornar-se uma variante de 'arma sônica ". Concessão que os evolucionistas admitem que mutações benéficas são raras, o ponto é; "O benefício de sobrevivência teriam tido pequenas mudanças de  forma conferidas ao camarão no caminho para se tornar uma garra sonora?"

O camarão participa de uma relação simbiótica interessante com certas espécies de peixe goby. O camarão pistola tem visão fraca  e não pode ver os predadores se aproximando. Apesar de seu armamento formidável, o camarão pistola fica vulnerável a ataques de predadores que podem tirar proveito de sua deficiência visual. Para superar esta dificuldade, o camarão pistola fica perto pelo seu simbionte, o peixe goby. O camarão repousa suas antenas no corpo do goby. Quando o goby vê um predador se aproxima, ele avisa o camarão pistola por meio de certas movimentos corporais que agem como sinal. Quando o camarão  sente sinais, ele recua, junto ao o goby, volta para sua toca mutuamente compartilhada. Isso permite o camarão para se colocar em espera para emboscar o peixe inconsciente com a sua pressão de armas sem medo
.

https://www.youtube.com/watch?v=eKPrGxB1Kzc


A garra do camarão pistola é uma construção extremamente especializada que tem design de precisão para funcionar. Dos milhões de mutações aleatórias que podem ocorrer que mudaria a forma de uma garra (a colisão, o recuo ou protrusão de algum tipo?) Haveria uns poucos que teria sido 'no caminho' para tornar-se uma variante de 'arma sônica ". Admitindo que os evolucionistas admitem que mutações benéficas são raras, o ponto é; "O benefício de sobrevivência seriam essas pequenas mudanças de forma conferiram ao camarão no caminho para se tornar uma garra sonora?"

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum